| Arraial e Miguel Couto protagonizaram jogo de classificados na última rodada. | 
No último final de semana ocorreu o término da Primeira Fase do Campeonato do Carioca da Série C e 20 equipes ficaram pelo caminho, só restando mais 12 equipes que ainda podem alimentar o sonho de no ano de 2014 disputar a Série B Estadual. A competição que começou em 11 de maio teve até aqui 124 jogos realizados, 342 gols marcados, com uma média de aproximadamente 2,75 gols por partida e ainda possui Ciélio do Riostrense como o artilheiro da competição com 12 gols em 10 partidas. Devido a falta de organização da competição e também da precária situação de alguns participantes, presenciamos a não realização de 56 partidas pelos mais diversos motivos, como: falta de ambulância, médico, enfermeiro e até pelo não pagamento do aluguel de estádio. Enfim, espera-se que esses fatos não venham acontecer na próxima fase, por isso listamos abaixo as equipes credenciadas a disputar a Segunda Fase da Terceirona em seus respectivos grupos.
  Grupo G  
  Grêmio Mangaratibense, São Gonçalo FC, São Gonçalo EC,  
  São Pedro, Serrano e Villa Rio  
  Grupo H  
  Arraial do Cabo, Barcelona, Duquecaxiense,  
  Miguel Couto, Queimados e União Central  
Nesta fase, como mostrado acima, teremos 12 equipes divididas em dois grupos de seis. No turno desta fase as equipes de um grupo jogam contra as equipes do outro grupo, enquanto no returno jogam contra as equipes do mesmo grupo, totalizando 11 rodadas. As equipes campeãs de cada grupo garantirão acesso direto à Série B, enquanto os segundos e terceiros colocados irão fazer um cruzamento olímpico (2ºG x 3ºH - 3ºG x 2ºH), onde os vencedores também estarão com passaporte carimbado para a Segundona e preenchendo ao todo as 4 vagas de acesso. A seguir um resumo sobre a trajetória dos classificados até aqui.
 Arraial do Cabo 
O Arraial do Cabo foi uma das equipes que só confirmaram presença na Segunda Fase no último domingo, quando bateu o Miguel Couto por 2 a 1. A equipe cabista pertencia ao Grupo E, onde terminou na 2ª colocação, somando 21 pontos, anotando 18 gols e sofrendo apenas 5. Tem como seu artilheiro o atacante Fabinho que assinalou 5 gols nesta competição. A equipe começou sua trajetória no torneio atuando no Ademar Barbosa em Anchieta, mas desde a 8ª rodada da Primeira Fase atua no Nielsen Lousada em Mesquita.
 Barcelona 
Tentando não ser apenas uma mera equipe homônima ao Barcelona espanhol, o Barcelona do Rio vislumbrou no Grupo A da Série C uma batalha pela segunda vaga do grupo com o Esprof. Sendo beneficiada pela derrotada da equipe cabofriense por 1 a 0 para o Mangaratibense na penúltima rodada, com isso a vitória da última rodada por 3 a 0 sobre o Condor, garantiu a passagem do Barça Carioca à Segunda Fase. A equipe carioca que manda seus jogos no Luso Brasileiro, somou 21 pontos, marcou 20 gols, sofreu apenas 6 e tem como artilheiros Ramon e Felipe Silva com 4 gols, essa campanha creditou a 2ª colocação do grupo.
 Duquecaxiense 
A cidade de Duque de Caxias tem o Duquecaxiense como seu representante na Série C do Campeonato Carioca. A equipe que caiu no Grupo D onde haviam apenas 4 participantes reais (devido os desistentes Everest e Atlético Rio), não fez feio e se classificou com 1 rodada de antecedência, quando empatou no Telê Santana, local onde manda seus jogos, com o Nova Cidade em 2 a 2. O time de Duque de Caxias somou 23 pontos na competição, tendo 23 gols marcados, sofrido apenas 2 gols e tem como artilheiro da equipe Jacaré com 4 gols.
 Grêmio Mangaratibense 
O Boto Cinza (forma carinhosa de chamar o Mangaratibense) disputou a Primeira Fase no Grupo A e não teve dificuldade nenhuma para ultrapassar Barcelona, Esprof, Condor e Rubro Social. A equipe da Costa Verde jogou 10 partidas e não perdeu nenhuma, tendo a sua campanha baseada em 8 vitórias e 2 empates, assim estando invicta na competição. O Grêmio Mangaratibense na campanha que lhe deu a liderança do grupo e a segunda melhor campanha geral, conseguiu somar 26 pontos, marcar 17 gols e sofrer apenas 4. O artilheiro da equipe é o atacante Weliton com 5 gols. 
 Miguel Couto 
O Miguel Couto que depois de 4 anos licenciado das competições profissionais voltou com a corda toda na Série C. A equipe que estava no Grupo E, pouco foi ameaçada pelas outras equipes, só sofrendo derrota na última rodada para o Arraial do Cabo. Naquele momento a equipe iguaçuana já estava classificada e preferiu mesclar atletas titulares e reservas, para poupar seu elenco visando a Segunda Fase. A equipe que tem como maestro o meio-campista Nil e que também é o artilheiro do Miguelão com 4 gols, somou 25 pontos, marcou 23 gols e sofreu 5 gols.
 Queimados 
Para que acompanhou de perto a Série C, a impressão que ficou que o grupo da morte era o Grupo B, que não possui nenhum desistente e teve ao longo de sua trajetória 4 equipes postulantes à Segunda Fase: Villa Rio, Riostrense, Búzios e o Queimados. E a equipe citada por último conseguiu assegurar a liderança nesse grupo, com 23 pontos marcados, 24 gols marcados e 10 sofridos. O time da Baixada Fluminense ainda tem como seu artilheiro, Celso, com 10 marcados e que também vislumbra a artilharia geral do torneio, já que o artilheiro Ciélio não atuará mais nessa Série C.
 São Gonçalo EC 
Este é o segundo ano de disputa do São Gonçalo EC na Série C, a equipe recém chegada ao profissionalismo parece estar no caminho para fazer uma campanha mais forte que a da estréia, em 2012. No ano passado a equipe alcançou a Terceira Fase, chegando próximo das semifinais, este ano no Grupo C da Primeira Fase o time gonçalense conseguiu garantir a 2ª colocação, ultrapassando 4 equipes, dentre elas o tradicionalíssimo São Cristóvão. Sua campanha até aqui se firmou em 21 pontos ganhos, 20 gols marcados, 5 sofridos e tendo o atacante Marcus Vinícius como artilheiro, o atleta anotou 5 gols.
 São Gonçalo FC  
Outra equipe gonçalense na competição e que também está em seu segundo ano no profissionalismo é o São Gonçalo FC. A equipe, assim como seu homônimo, estava no Grupo C da Primeira Fase, onde terminou na liderança e assim firmando o sonho do acesso, algo que passou longe do clube na tímida campanha de 2012. A campanha desse ano não começou muito bem, pois na estréia a equipe sofreu uma goleada por 6 a 0 do outro São Gonçalo, mas a partir daquele momento o time só perdeu uma vez e assim somou 23 pontos, garantindo a liderança na chave. Além disso o time marcou 19 gols e sofreu 11, tendo na artilharia o atacante Vando com 6 gols.
 São Pedro 
A equipe que até aqui faz a melhor campanha nesta Série C vem da Região dos Lagos, mais precisamente de São Pedro da Aldeia e é comandada pelo técnico Gilson Gênio (ex-ponta de Fluminense e America): o São Pedro. A equipe até aqui somou 26 pontos como o Mangaratibense, possuindo também 8 vitórias e 2 empates, no entanto supera o time da Costa Verde no saldo de gols, 24 a 13. A equipe que tem como artilheiro o atacante Araújo com 8 gols, ainda soma 27 gols, sendo o ataque mais positivo entre os classificados (no geral só perde para o Riostrense que tem 30 gols marcados) e sofreu apenas 3 gols.
 Serrano 
De Petrópolis vem uma das equipes mais tradicionais no certame, o Serrano. A equipe que fará seu centenário em 2015 e que já marcou presença na elite do futebol carioca nos inícios dos anos 80, terminou na liderança do Grupo D com 25 pontos, perdendo apenas a estréia para o Nova Cidade, 2 a 0. Em seguida, com a chegada de alguns reforços que disputaram a Série B do Campeonato Carioca pelo Mesquita, como o volante Tiago Barreiros, um dos destaques da equipe na Primeira Fase, o time da Serra decolou na competição tendo além da pontuação citada, marcado 21 gols, sofrido apenas 3 e tendo como artilheiro Robert com 3 gols.
 União Central 
Talvez um dos casos mais curiosos nessa Série C seja o do União Central. A equipe que estava inserida no Grupo F, somou no certame 22 pontos, oriundos de 6 vitórias e 4 empates, não sendo derrotado em nenhuma vez, o que deixa a equipe invicta até o momento. Mas verificando friamente a sua campanha, 5 das 6 vitórias foram provenientes de WOs gerados pelos seus adversários e se olharmos a quantidade de gols até aqui, o fato é ainda mais grotesco, a equipe marcou apenas 2 dos 17 gols atribuídos a ela na classificação do Grupo F. Talvez a explicação por ter sofrido apenas 1 gol até aqui (fazendo-o ser a defesa menos vazada da competição) e de Dedeco ser o homem responsável pelos 2 gols marcados pelo União no torneio venha das 5 vezes que entrou em campo, ou seja, em 50% das partidas. Para finalizar, a participação do União Central na Segunda Fase pode ser além da busca do acesso, mas também para provar que possui cacife para justificar sua chegada a esta fase.
 Villa Rio 
O Villa Rio foi o outro time classificado no Grupo B, o "grupo da morte". O time goleou de forma implacável o Teresópolis, 6 a 0, e assim garantiu sua classificação à Segunda Fase, que ainda deixou de ser ameaçada com o empate entre Riostrense e Búzios por 3 a 3. A equipe da cidade do Rio de Janeiro alimenta o sonho de voltar à Série B, competição a qual foi rebaixada em 2009 e onde quase voltou em 2012, ao alcançar à repescagem, que dava a última vaga do acesso, com o Barra da Tijuca, mas acabou sendo derrotada pelo tricolor da Barra da Tijuca. Esse ano a equipe somou 20 pontos garantindo a 2ª colocação do Grupo B, marcando 23 gols, sofrendo 7 e tendo como seu artilheiro Renato com 7 gols.
Primeira Rodada
Sábado, 20/07
15:00 - São Gonçalo EC x Barcelona - Mauá
Domingo, 21/07
15:00 - São Pedro x Duquecaxiense - Waldemar Tadio
15:00 - Serrano x Miguel Couto - Atílio Marotti
15:00 - Grêmio Mangaratibense x União Central - José M. de Brito Barros
15:00 - Villa Rio x Queimados - Eustáquio Marques
15:00 - São Gonçalo FC x Arraial do Cabo - Motorista
Competição pode ser paralisada
Na última semana tivemos o desfecho inicial do "Caso Marcus Vinícius", referente a uma suposta utilização irregular do atleta Marcus Vinícius do São Gonçalo EC, infringindo o art. 214 do CBJD, segundo o São Cristóvão. O clube cadete entrou no TJD-RJ alegando que o atleta havia sido punido por 4 jogos no fim da Série C do ano passado e cumprido apenas 1 jogo de suspensão, na última rodada daquela edição da Terceirona. Como o atleta esteve presente em todos os jogos da equipe na competição, o clube alega que nas três primeiras partidas ele deveria ter cumprido a suspensão e como não o fez, o São Gonalo EC deveria perder 9 pontos, fazendo com que o São Cristóvão alcance a classificação em seu lugar.
No entanto, na primeira instância dessa batalha judicial o São Cristóvão viu o São Gonçalo EC ter sido absolvido de forma unânime pelo TJD-RJ. A defesa do clube gonçalense se firmou na tese de que o atleta atuou em seguida aquela Série C, na Copa Rio pelo Olaria, onde teria cumprido a punição, já que o Regulamento Geral de Competições da FERJ permite isso. O texto do RGC diz que o atleta punido em uma competição pode terminar de cumprir essa punição numa outra competição, desde que seja organizada pela mesma entidade e também que na competição onde o atleta foi punido falte jogos para o seu cumprimento.
O São Cristóvão planejar recorrer da absolvição e como uma nova decisão da Justiça Desportiva pode alterar os classificados à Segunda Fase, espera-se que a FERJ suspenda temporariamente a realização da Segunda Fase da Série C, assim como vem fazendo na Série B deste ano, no imbróglio envolvendo Goytacaz e America.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário