18 de set. de 2013

America Football Club, 109 anos de muita tradição


Hoje(18) é um dia mais que especial para o futebol brasileiro, a exatos 109 anos era fundado pelos desistentes do Clube Atlético Tijuca: Henrique Mohrstedt, Oswaldo Mohrstedt, Gustavo Bruno Mohrstedt, Alfredo Guilherme Koehler, Alberto Koltzbucher e Jayme Pereira Machado. O America Football Club, nome escolhido por Alfredo Guilherme Koehler, em homenagem ao continente americano.

O clube recém criado disputou a sua primeira partida oficial no ano seguinte (1905), onde foi derrotado pelo Bangu por 6 a 1. Quem pensa que o Mecão sempre foi vermelho se engana, as primeiras cores do America foram preto e branco. Somente oito anos após a sua fundação que o vermelho foi aderido e está até os dias de hoje. As cores foram em homenagem a Associação Athletica Mackenzie College, de São Paulo, a quem o America havia enfrentado em jogo amistoso interestadual.

Equipe campeã de 1913


Vamos viajar no tempo e chegar até o ano de 1913, esse ano é mais que especial. O America conquista o seu primeiro titulo ao bater o São Cristóvão por 1 a 0, com o gol de Gabriel de Carvalho. A campanha da equipe foi ótima o time Tijucano disputou 15 jogos, venceu 12 e perdeu apenas 3.

Nos dois anos seguintes o Mecão não conseguiu o mesmo êxito de 1913 e ficou em 3º e 4º lugar. Mas em 1916 veio o segundo titulo, novamente com um gol de Gabriel e por coincidência nova vitória sobre o São Cristóvão. A campanha do Mecão teve 9 vitórias e 3 derrotas.

Equipe campeã de 1928
A equipe sensação ficou por seis anos sem ganhar o Carioca, mas no centenário da Independência do Brasil (1922) a taça voltou para Campos Salles. E novamente o Mecão venceu o freguês São Cristóvão, agora por 3 a 1.

A equipe novamente ficou seis anos sem ser campeão. E só em 1928 conquistou, a equipe Tijucana venceu em casa o Fluminense 3 a 1. Gols de Hildegardo, Alvinho e um gol contra de Décio.

Você sabia? Que o Mecão foi a primeira equipe carioca a jogar fora do país?
Pois bem, o time rubro excursionou pela Argentina e Uruguai. Na Argentina a equipe enfrentou a seleção local em duas ocasiões (ARG 6 x 1 AFC e ARG 2 x 0 AFC), ainda na Argentina a equipe foi goleada pelo Ferrocarril por 5 a 1 e empatou com um Combinado Portenho. Já no Uruguai o Mecão empatou com o Peñarol em 1 a 1. No meio do ano a equipe empatou com o  Ferencvárosentão campeão húngaro por 1 a 1. Pelo Campeonato Carioca a equipe ficou na segunda colocação atrás do Vasco da Gama. A última partida foi um verdadeiro baile, o America goleou o Botafogo por nada mais nada menos que 11 a 2.

O quinto título veio em 1931 ao vencer no estádio da Rua Campos Salles o Bonsucesso por 3 a 1, com 2 gols de Carola e um de Adalberto. Quatro anos depois novamente a equipe foi campeã ao empatar em 2 a 2 com o Flamengo.

Vamos dar uma pulo na história e chagar em 60. Esse ano está guardado na memória, o America conquistou o título ao vencer de virado o Fluminense por 2 a 1. Os gols foram marcados por Nilo e Jorge. Até então o Mecão nunca mais venceu o Cariocão.
Equipe Campeã dos Campeões de 1982

Mas o seu título mais importantes veio em 1982 quando superou o Guarani(SP) por 2 a 1 no estádio do Maracanã. Nesse mesmo ano a equipe foi campeã da Taça Rio (2º turno do Carioca).

Até 1986, disputou todas as edições do Campeonato Brasileiro na Série A desde 1971 e era então, segundo o Ranking da CBF daquela época, a 13ª equipe mais bem classificada na história do torneio. Naquele ano, inclusive terminou o Campeonato Brasileiro em 3° lugar, levando 50.502 espectadores pagantes ao Maracanã na semifinal em que empatou de 1 a 1 contra o São Paulo Futebol Clube.

No ano seguinte foi criado o Clube dos 13 que organizou, com o aval da CBF a Copa União. O America foi excluído da disputa pelos organizadores desta copa e recusou-se a disputar o módulo amarelo. Manteve-se afastado de competições oficiais por um ano.

Em 1988, foi reconduzido à Série A do Brasileiro, mas foi rebaixado juntamente com o Bangu Atlético Clube, Criciúma Esporte Clube e Santa Cruz Futebol Clube. Problemas institucionais com a CBF e com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, além de consecutivas más administrações, impediram o America de continuar a sua trajetória vitoriosa como antigamente.

Em 2006, o clube voltou a seus tempos de glória, sendo a grande sensação do Campeonato Carioca: teve a melhor campanha nas fases classificatórias  foi finalista da Taça Guanabara e também semifinalista da Taça Rio. Na final da Taça Guanabara, contra o Botafogo, quando a não marcação de um pênalti a favor do America poderia ter mudado a história desta taça e do próprio campeonato, estiveram presentes cerca de 45 mil espectadores, o maior público do torneio. Além disso, teve 4 jogadores e seu treinador eleitos para a seleção deste campeonato, em que terminou na terceira colocação, posição repetida por 14 vezes pelo America na história do Campeonato Carioca. Com esta campanha, garantiu presença na Copa do Brasil de 2007.

Sua boa fase foi confirmada na Taça Guanabara de 2007, sendo semifinalista novamente, vencendo os clássicos contra Vasco (2 a 1), Fluminense (2 a 0) e Botafogo (2 a 1).


Mas em 2008 aconteceu o pior memento do clube. O inédito rebaixamento para a Série B do Estadual. Com a ajuda de Romário o Mecão deu a volta por cima e voltou para a Primeirona, a campanha teve 36 jogos, venceu 26, empatou 5 e perdeu 5.

Na sua volta à Série A o Mecão ficou em quinto e conquistou a Taça João Ellis Filho, no Maracanã. Mas em 2011 a equipe novamente fracassou e novamente foi parar na Série B.

Em 2012 com o polêmico Índice Técnico a equipe foi eliminada na primeira fase. Já nesse ano de 2013 parecia que o acesso era certo, só parecia, pois a equipe fracassou no Triangular Final e ficará por mais um ano na Segundona.

"Hei de torcer, torcer, torcer...

Hei de torcer até morrer, morrer, morrer...

Pois a torcida americana é toda assim

A começar por mim

A cor do pavilhão
É a cor do nosso coração!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário