Hoje(18) é um dia mais que especial para o futebol brasileiro, a exatos 109 anos era fundado pelos desistentes do Clube Atlético Tijuca: Henrique Mohrstedt, Oswaldo Mohrstedt, Gustavo Bruno Mohrstedt, Alfredo Guilherme Koehler, Alberto Koltzbucher e Jayme Pereira Machado. O America Football Club, nome escolhido por Alfredo Guilherme Koehler, em homenagem ao continente americano.
O clube recém criado disputou a sua primeira partida oficial no ano seguinte (1905), onde foi derrotado pelo Bangu por 6 a 1. Quem pensa que o Mecão sempre foi vermelho se engana, as primeiras cores do America foram preto e branco. Somente oito anos após a sua fundação que o vermelho foi aderido e está até os dias de hoje. As cores foram em homenagem a Associação Athletica Mackenzie College, de São Paulo, a quem o America havia enfrentado em jogo amistoso interestadual.
Equipe campeã de 1913 |
Vamos viajar no tempo e chegar até o ano de 1913, esse ano é mais que especial. O America conquista o seu primeiro titulo ao bater o São Cristóvão por 1 a 0, com o gol de Gabriel de Carvalho. A campanha da equipe foi ótima o time Tijucano disputou 15 jogos, venceu 12 e perdeu apenas 3.
Nos dois anos seguintes o Mecão não conseguiu o mesmo êxito de 1913 e ficou em 3º e 4º lugar. Mas em 1916 veio o segundo titulo, novamente com um gol de Gabriel e por coincidência nova vitória sobre o São Cristóvão. A campanha do Mecão teve 9 vitórias e 3 derrotas.
Equipe campeã de 1928 |
A equipe novamente ficou seis anos sem ser campeão. E só em 1928 conquistou, a equipe Tijucana venceu em casa o Fluminense 3 a 1. Gols de Hildegardo, Alvinho e um gol contra de Décio.
Você sabia? Que o Mecão foi a primeira equipe carioca a jogar fora do país?
Pois bem, o time rubro excursionou pela Argentina e Uruguai. Na Argentina a equipe enfrentou a seleção local em duas ocasiões (ARG 6 x 1 AFC e ARG 2 x 0 AFC), ainda na Argentina a equipe foi goleada pelo Ferrocarril por 5 a 1 e empatou com um Combinado Portenho. Já no Uruguai o Mecão empatou com o Peñarol em 1 a 1. No meio do ano a equipe empatou com o Ferencvárosentão campeão húngaro por 1 a 1. Pelo Campeonato Carioca a equipe ficou na segunda colocação atrás do Vasco da Gama. A última partida foi um verdadeiro baile, o America goleou o Botafogo por nada mais nada menos que 11 a 2.
O quinto título veio em 1931 ao vencer no estádio da Rua Campos Salles o Bonsucesso por 3 a 1, com 2 gols de Carola e um de Adalberto. Quatro anos depois novamente a equipe foi campeã ao empatar em 2 a 2 com o Flamengo.
Vamos dar uma pulo na história e chagar em 60. Esse ano está guardado na memória, o America conquistou o título ao vencer de virado o Fluminense por 2 a 1. Os gols foram marcados por Nilo e Jorge. Até então o Mecão nunca mais venceu o Cariocão.
Equipe Campeã dos Campeões de 1982 |
Mas o seu título mais importantes veio em 1982 quando superou o Guarani(SP) por 2 a 1 no estádio do Maracanã. Nesse mesmo ano a equipe foi campeã da Taça Rio (2º turno do Carioca).
No ano seguinte foi criado o Clube dos 13 que organizou, com o aval da CBF a Copa União. O America foi excluído da disputa pelos organizadores desta copa e recusou-se a disputar o módulo amarelo. Manteve-se afastado de competições oficiais por um ano.
Em 1988, foi reconduzido à Série A do Brasileiro, mas foi rebaixado juntamente com o Bangu Atlético Clube, Criciúma Esporte Clube e Santa Cruz Futebol Clube. Problemas institucionais com a CBF e com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, além de consecutivas más administrações, impediram o America de continuar a sua trajetória vitoriosa como antigamente.
Sua boa fase foi confirmada na Taça Guanabara de 2007, sendo semifinalista novamente, vencendo os clássicos contra Vasco (2 a 1), Fluminense (2 a 0) e Botafogo (2 a 1).
Mas em 2008 aconteceu o pior memento do clube. O inédito rebaixamento para a Série B do Estadual. Com a ajuda de Romário o Mecão deu a volta por cima e voltou para a Primeirona, a campanha teve 36 jogos, venceu 26, empatou 5 e perdeu 5.
Na sua volta à Série A o Mecão ficou em quinto e conquistou a Taça João Ellis Filho, no Maracanã. Mas em 2011 a equipe novamente fracassou e novamente foi parar na Série B.
Em 2012 com o polêmico Índice Técnico a equipe foi eliminada na primeira fase. Já nesse ano de 2013 parecia que o acesso era certo, só parecia, pois a equipe fracassou no Triangular Final e ficará por mais um ano na Segundona.
"Hei de torcer, torcer, torcer...
Hei de torcer até morrer, morrer, morrer...
Pois a torcida americana é toda assim
A começar por mim
A cor do pavilhão
É a cor do nosso coração!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário